Dos Seminários Obrigatórios participam todos os alunos-pesquisadores e professores-orientadores. Semestralmente são apresentadas as propostas de pesquisa, para serem examinadas a partir dos seguintes aspectos: metodológicos, de conteúdo, relação com a área de concentração e linhas de pesquisa. Dessa forma, são identificadas as convergências temáticas, metodológicas e teóricas nas diferentes propostas. Há um Seminário de nivelamento que apresenta e aprofunda a temática da área de concentração com enfoque multidisciplinar.
::. Seminário de Pesquisa I (4 créditos/60 horas)
::. Seminário de Pesquisa II (4 créditos/60 horas)
As Jornadas Temáticas Eletivas tratam de questões metodológicas e de conteúdo levantadas nos seminários de pesquisa do Módulo I e nos encontros de orierntação.
O mestrando poderá requerer ao Colegiado do Programa equivalência à Jornada Temática Eletiva de até duas disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos.
::. Jornada temática especial A (4 créditos/60 horas)
::. Jornada temática especial B (3 créditos/45 horas)
::. Concepções de Currículo e Trabalho Docente (4 créditos/60 horas)
::. Educação e Cidadania (4 créditos/60 horas)
::. Cultura, Economia e Política (4 créditos/60 horas)
::. Trabalho e Formação Docente (4 créditos/60 horas)
::. O mal-estar na modernidade (4 créditos/60 horas)
::. Hibridismo e Pós-modernidade (4 créditos/60 horas)
::. Comunicação – Mídia, Cultura e Trabalho Imaterial (4 créditos/60 horas)
Obrigatórios e vinculado à linha de pesquisa do mestrando. O mestrando, acompanhado por seu professor orientador, desenvolve suas atividades de pesquisa e de redação de sua Dissertação de Mestrado.
::. Seminário de Dissertação I (4 créditos/60 horas)
::. Seminário de Dissertação II (4 créditos/60 horas)
As atividades arroladas como Extensão/Seminários destinam-se à participação dos mestrandos em atividades variadas para fins de organização de um evento Seminário Acadêmico, que será supervisionado por docente(s) do Programa. Também nesse módulo estão as atividades do Programa de Estágio Docente da UERJ, com carga horária de 15 horas. Os Exames de Qualificação acontecem até o final do terceiro semestre do curso. O Exame de Qualificação, a critério do Colegiado, e a partir da solicitação do orientador, poderá ser substituído por publicação ou carta de aceite definitivo para publicação de artigo individual em Periódico Qualis A da área, versando sobre tema da Dissertação. A Defesa de Dissertação de Mestrado é a atividade final do Mestrado, devendo ocorrer até o prazo limite de duração de curso, em sessão pública perante Banca Examinadora.
::. Atividades de Extensão/Seminários (2 créditos/30 horas)
Nos Seminários Obrigatórios são apresentadas as propostas de pesquisa, para serem examinadas a partir dos seguintes aspectos: metodológicos, de conteúdo, relação com a área de concentração e linhas de pesquisa. Dessa forma, são identificadas as convergências temáticas, metodológicas e teóricas nas diferentes propostas.
::. Educação e Pesquisa Social (4 créditos/60 horas)
::. Educação, Cultura e Comunicação: desafios contemporâneos das pesquisas em periferias (4 créditos/60 horas)
As Jornadas Temáticas Eletivas tratarão de questões metodológicas e de conteúdo levantadas nos Seminários Obrigatórios do Módulo I e nos encontros de orientação.
O mestrando poderá requerer, para integralização deste Módulo, o aproveitamento de até 4 créditos e 60 horas cursados em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos.
::. Teorias da Cultura (4 créditos/60 horas)
::. Cidade e Educação (4 créditos/60 horas)
::. Sociabilidades, Novas Tecnologias e Educação (4 créditos/60 horas)
::. Educação, Ambiente e Sociedade (4 créditos/60 horas)
::. Pensamento Pedagógico, Pesquisa e Temas Contemporâneos (4 créditos/60 horas)
::. Invisibilidade, Identidade e Laço Social: sobre a exclusão social e psíquica na Contemporaneidade (4 créditos/60 horas)
::. Pensamento Social e Educacional Brasileiro (4 créditos/60 horas)
::. Educação, Patrimônio e Periferias (4 créditos/60 horas)
::. História da Educação e Patrimônio (4 créditos/60 horas)
::. As Pesquisas sobre a Escola (4 créditos/60 horas)
::. Trabalho Docente e Cotidiano Escolar (4 créditos/60 horas)
::. Educação, Política Educacional e pedagogias contra hegemônicas (4 créditos/60 horas)
::. Pesquisas em Espaços Formativos Formais e Não-Formais (4 créditos/60 horas)
Os Seminários de Orientação são organizados da seguinte forma:
I. Seminário integrador, com a participação de todos os professores e alunos no âmbito de cada linha de pesquisa do Curso;
II. Reuniões semanais de cada orientador com seu grupo de orientandos.
::. Laboratório de Pesquisa (2 créditos/30 horas)
::. Seminário de Dissertação I (4 créditos/60 horas)
::. Seminário de Dissertação II (4 créditos/60 horas)
::. Seminário de Dissertação III (4 créditos/60 horas)
A organização do Seminário Discente visa articular atividades de pesquisa e extensão, de forma a visibilizar o impacto social do Programa no âmbito local, regional, nacional e internacional, supervisionado por docente(s) do Programa. Também nesse módulo estão as atividades do Programa de Estágio Docente da UERJ, com carga horária de 15 horas. Os Exames de Qualificação acontecem até o final do terceiro semestre do curso. O Exame de Qualificação, a critério do Colegiado, e a partir da solicitação do orientador, poderá ser substituído por publicação ou carta de aceite definitivo para publicação de artigo individual em Periódico Qualis A da área, versando sobre tema da Dissertação. A Defesa de Dissertação de Mestrado é a atividade final do Mestrado, devendo ocorrer até o prazo limite de duração de curso, em sessão pública perante Banca Examinadora.