O Programa Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Uma definição consistente das linhas de pesquisa leva em conta não apenas a formação, como também o trabalho dos professores e pesquisadores que atuam na Instituição. Quanto ao problema do método, é fundamental evitar riscos opostos e complementares: de um lado, uma pluralidade de saberes que, de tão aberta, se torna inconsistente e relativista; de outro, a redução posta pelos mitos da objetividade, acompanhada da armadilha de uma “pesquisa de resultados”.
Na perspectiva apresentada, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF se desenvolve em três linhas de pesquisa que procuram incluir tanto os saberes que se ensinam, aprendem e criam na escola e os saberes que se ensinam, aprendem e criam fora da escola – a saber:

PERIFERIAS, REDES EDUCATIVAS E PROCESSOS SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAIS

Ementa: A Linha Periferias, Redes Educativas e Processos sócio-histórico-culturais inclui questões sobre o conhecimento, a cibercultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade em rede; a presença de artefatos culturais em processos curriculares; práticas culturais, comunicacionais e educativas presentes nas periferias urbanas; formação de educadores/pesquisadores sintonizados com a cultura contemporânea; processos pedagógicos em outros espaços sociais e culturais; múltiplas linguagens e seus potenciais comunicacionais; a produção multimídia, transmídia, visual e audiovisual vivenciada nas práticas cotidianas; as relações entre dinâmicas urbanas, meio ambiente e educação; as múltiplas concepções de infância e sua constituição em periferias.

Docentes da Linha PREPSHC

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESCOLAS E SEUS SUJEITOS

Ementa: As investigações contemplam o fenômeno educativo a partir da educação escolar, tendo em perspectiva a relação dos distintos sujeitos sociais que constituem essa experiência, em diferentes tempos e espaços. A educação é investigada na inexorável relação com a sociedade, o Estado e a cultura , sendo eixos temáticos as políticas públicas, regimes de colaboração, a atuação das organizações da sociedade civil, os processos de gestão, de avaliação da aprendizagem e avaliações institucionais, processos históricos de institucionalização dos recursos materiais e financeiros, disciplinas escolares, métodos pedagógicos e agentes educativos. A correlação entre educação, cultura e periferias também é abarcada nas temáticas do patrimônio e da educação patrimonial.

Docentes da Linha PEESS

EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS

Ementa: Focaliza os processos formativos em interlocução com demandas articuladas em movimentos sociais diversos e relacionadas às subjetividades subalternizadas e oprimidas. Os estudos se pautam pela reflexão sobre problemáticas relativas às desigualdades, relações étnico-raciais à educação do campo, à educação indígena, à educação especial, à relações de gênero e sexualidades diversas a partir de perspectivas teóricas – epistemologias emergentes- que têm se mostrado potentes para a investigação dos processos de silenciamento das diferenças culturais engendrados nas práticas educativas formais e não formais.

Docentes da Linha EMSD